Dentro de uma empresa as decisões tomam-se a todos os níveis, estratégico, gestão ou táctico, e operacional. A figura 1 ilustra a relação o tipo de decisões existentes na empresa e quais os seus intervenientes. É importante ressalvar o fluxo de uma decisão, começando, por norma, nos administradores, propagando-se para o resto da empresa, originando nos níveis subsequentes a necessidade da tomada de novas decisões, com vista a um cenário desejável.
Ilustração 1 - Tipos de decisão na Empresa
A tomada de decisão não é mais do que a escolha de uma entre várias alternativas possíveis, em que a responsabilidade do gestor é decidir a melhor alternativa para cada momento em que se encontra a organização, de modo a garantir os resultados esperados. Esta escolha assenta num processo estruturado subdividido em 6 fases, onde a informação tem um papel central. MacCrimon sugere mesmo que “Todo o processo de tomada de decisões pode ser visto como aquisição e transformação de informação”. A figura 2 ilustra o seu papel, sendo possível observar que a informação alimenta a maioria das fases, enriquecendo o próprio processo.
Trigger
O processo inicia-se com o despoletar de um evento, seja uma redução drástica do número de vendas de um produto, a insatisfação de clientes, algo que origine a necessidade de mudança com vista a um cenário desejado.
Definição de Problema
De seguida é necessário descrever, através de atributos quantitativos ou qualificativos, qual o estado actual e o desejável, indicando inicialmente qual o tipo de informação necessário no processo de tomada da decisão.
Estruturação
Definido o problema é necessário modela-lo. A utilização de modelos, físicos, simbólicos ou conceptuais, permite a distinção entre as causas e os efeitos, aproximando o decisor da informação necessária à escolha entre soluções distintas, para o problema definido.
Identificação de informação não necessária
Para eliminar entropia, na tomada de decisão, é preciso identificar a informação útil, recorrendo-se a modelos para exclusão da informação não interessante.
Análise da Informação
Após a identificação da informação útil, esta é analisada com recurso a métodos quantitativos, ou seja, análises estatísticas ou mesmo métodos qualitativos, dotando o decisor de mais e melhor informação no apoio à tomada de decisão.
Adequação da informação
Analisada a informação, o decisor ganha a percepção se a informação recolhida até então é suficiente para avançar no sentido desejado. Verificando que a informação não é adequada ou é insuficiente, recolhe mais informação regressando à fase de identificação de informação necessária, repetindo a fase de análise com mais ou melhor informação.
Reunida a informação necessária, basta ao decisor a difícil tarefa de tomar a decisão.
Referências:
- 2011, Duarte Trigueiros, Teoria da decisão
- Richard Bowett, organisation - decision-making in business
- Maria Alice Porto, Tomadas de decisão nas Organizações
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