terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Estratégia e o data warehouse

Qualquer uma destas filosofias de gestão, Activity based management/Cost (ABM/C), Custemor relationship management (CRM) e Business Process Managent, têm em comum a necessidade de sustentar os seus processos com informação. Sendo aplicadas por e em diferentes unidades na empresa, perspectiva táctica (ABM/C e CRM) e perspectiva operacional (BPM), e tendo propósitos diferentes recorrem a informação comum de diversos departamentos da empresa.

Os sistemas operacionais, apesar de conterem toda a informação necessária à análise, apresentam níveis de performance bastante reduzidos, principalmente no seu tempo de resposta à sua leitura, tornando-se exponencial na análise de informação histórica, por norma armazenada em locais diferentes (por norma tapes ou diferentes servidores) da base de dados operacional. Havendo a necessidade de reunir informação de diferentes sistemas operacionais, a integração de informação acaba por ter um papel fundamental, sendo esta uma das características do data warehouse. Sem reunir toda a informação útil à tomada de decisão, na maioria das situações, o gestor recorre apenas à pouca informação disponível (por vezes desactualizada) e à sua intuição, aumentando substancialmente o risco de erro na tomada de decisão.

Definidos como repositórios centrais de informação departamental da empresa, permitem aos gestores, recorrendo a ferramentas reporting (OLAP) e de data-mining, basear as suas decisões em informação integrada e disponível em tempo útil. Outra característica do data warehouse que reforça esta tendência é o facto de se adequar à temática em análise, focando a criação do seu modelo nas pesquisas realizadas pelo gestor.

Em suma mais e melhor informação permite aos gestores, independentemente da filosofia e dos seus objectivos, aplicar da melhor forma as estratégias definidas para empresa.


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